Volkswagen ID Forum banner

Carregamento com energia solar

776 views 26 replies 9 participants last post by  Atlant  
#1 ·
Tenho um id7 de 2025, no Reino Unido.
Na versão mais recente do manual descarregada no próprio carro, li que deveria haver uma opção ao carregar do carregador doméstico para "Carregar com energia solar", mas não está lá (o "Carregar com agendamento" está lá e funciona).
Há alguns meses, no entanto, consegui uma vez carregar apenas com o excesso de energia solar do meu painel, definindo o carregador doméstico para essa opção e simplesmente dizendo ao carro para carregar.
Desde então, deixou de funcionar e não entendo se é um problema com o meu carregador ou com o carro.
Agradeceria quaisquer comentários/sugestões etc.

#4 ·
Claro. Mas em excesso solar, a potência enviada pelo carregador pode variar muito e parar por períodos potencialmente longos.
Alguns carros têm limites de potência e/ou tensão abaixo dos quais não conseguem carregar, alguns carros param a sessão de carregamento se a potência não chegar por um tempo, etc.
Disseram-me que alguns carros não conseguem lidar com isso de todo.
O id7 parecia lidar com isso uma vez, mas não agora - pode ser que uma vez funcionou, foi um dia muito ensolarado e a potência recebida foi alta o suficiente, e os períodos de queda não foram muito longos.
Ou pode ser outra coisa (como um bug introduzido em qualquer um dos softwares).
Daí estou pedindo contribuições de pessoas com experiência e/ou conhecimento sobre isso.

#5 ·
Claro. Mas quando há excesso solar, a energia enviada pelo carregador pode variar muito e parar por períodos potencialmente longos.
Alguns carros têm limites de potência e/ou tensão abaixo dos quais não conseguem carregar, alguns carros param a sessão de carregamento se a energia não chegar por um tempo, etc.
Disseram-me que alguns carros não conseguem lidar com isso de todo.
O id7 parecia conseguir uma vez, mas agora não - pode ser que daquela vez que funcionou, foi um dia de muito sol e a energia recebida foi suficiente, e os períodos de queda não foram muito longos.

Ou pode ser outra coisa (como um bug introduzido em qualquer um dos softwares)

Por isso, peço contribuições de pessoas com experiência e/ou conhecimento sobre isto.
Você precisaria de um EVSE que saiba quanta energia o sistema solar está produzindo. Poucos saberiam disso. O Emporia Vue tem as informações sobre quanta energia o sistema solar está produzindo. Combine isso com um Emporia EVSE, e em teoria você terá a capacidade de fazer o que deseja.

#11 ·
Tenho um sistema Solaredge integrado (painéis, inversor, carregador de VE, etc.), portanto, meu carregador de VE sabe quanta energia solar excedente está disponível - e é anunciado como tal.
Como escrevi, até funcionou uma vez
Não poderia ser melhor. Seu carregador de VE faz parte do ID.7 e não sabe nada sobre a origem da energia ou se é excedente ou mesmo solar. Assumindo que esteja configurado para carga máxima, ele carrega a uma taxa menor ou igual à taxa máxima comunicada a ele pelo SolarEdge Electric Vehicle Supply Equipment (EVSE), que obtém o excesso solar presente do inversor SolarEdge.

#12 ·
Comprei recentemente o Emporia EVSE com o Vue e tenho tentado fazer funcionar o recurso Excess Solar. Não tive muito sucesso. Parece funcionar por um minuto ou dois, como anunciado, mas depois o carregador acelera para velocidade máxima. Enviei um e-mail para o suporte deles, mas não obtive muita ajuda.

A configuração é um pouco complicada. Você tem que desligar o carregador, garantir que haja excesso solar suficiente pelo menos três minutos antes de conectá-lo*, e então você precisa ligar o carregador. Se alguém ligar o fogão elétrico ou a secadora de roupas, ele para de puxar o excesso (porque não há nenhum). Mas, como eu disse, mesmo quando segui esses passos (e me certifiquei de que nada mais fosse ligado na casa), o carregador ainda parece carregar apenas na taxa reduzida por alguns minutos.

A melhor solução é usar a configuração Reduced Charge Current no aplicativo ou no carro. Dessa forma, o ID.4 carrega lentamente, e eu vi que isso está mais próximo da nossa produção média de excesso solar.

*Por acaso, eu já tinha um dispositivo Sense instalado, então consigo ver a produção solar ao vivo sobre o consumo, o que é útil para garantir que eu tivesse excesso solar suficiente.

#13 ·
A melhor solução é usar a configuração de "Corrente de Carga Reduzida" no aplicativo ou no carro. Dessa forma, o ID.4 carrega lentamente, e eu vi que está mais próximo da nossa produção solar excedente média.
Parece que você pode definir qualquer corrente de carga que desejar no aplicativo deles? É isso que eu faço. Não seria uma maneira mais fácil de obter qualquer quantidade de taxa reduzida em vez de ser sempre limitado a 8A?

#18 ·
Como proprietário de um sistema conectado à rede que trabalha fora de casa quando está ensolarado e é incentivado pela companhia de energia a carregar à noite, alguém pode me explicar de forma simples por que alguém se importaria com isso?

#19 ·
Como proprietário de um sistema conectado à rede que trabalha fora de casa quando está ensolarado e é incentivado pela companhia de energia a carregar à noite, alguém pode, por favor, me explicar de forma simples por que alguém se importaria com isso?
Muitos lugares não têm medição líquida para energia solar e, em vez disso, creditam apenas uma fração do que cobram por energia, como 50%. Mesmo a Califórnia, líder em energia solar, removeu recentemente sua medição líquida para novos clientes, mas manteve os sistemas existentes. Portanto, em todos esses lugares, você deseja maximizar o autoconsumo de sua produção solar, se puder. E muitos lugares não oferecem incentivos para carregar à noite, você tem sorte.