Volkswagen ID Forum banner

Ativação dos faróis Matrix nos EUA?

1 reading
14K views 105 replies 21 participants last post by  acmtechnik  
#1 ·
Eu estava me perguntando se alguém tentou, ou foi tentado a tentar, ativar seus faróis de matriz com este serviço. Não é barato, mas prova que pode ser feito.

Isto não é bem a mesma coisa, pois é de um Audi, mas dá-lhe uma ideia (post 39):

#2 ·
Isso é publicidade enganosa quando dizem que meus faróis estão agindo como LEDs padrão. Os meus são muito melhores, eles contornam as curvas mantendo um feixe muito mais longo na minha faixa com um corte móvel para os carros que vêm na direção oposta. Então eu já tenho essa principal característica incrível da matriz. A diferença que eu vi assistindo a vídeos de carros com matriz completa é que ela mantém um feixe mais longo no lado esquerdo do corte quando você encontra outro carro. Essa é uma característica menor que eu não estou disposto a pagar US$ 599.

#6 ·
Isso é propaganda enganosa quando eles dizem que meus faróis estão agindo como LEDs padrão. Os meus são muito melhores, eles contornam as curvas mantendo o feixe por muito mais tempo na minha faixa com um corte móvel para carros que vêm na direção oposta. Então eu já tenho essa principal característica incrível da matriz. A diferença que eu vi assistindo a vídeos de carros com matriz total é que ela mantém um feixe mais longo no lado esquerdo do corte quando você se depara com outro carro. Essa é uma característica menor que eu não estou disposto a pagar $599.
Eu acho que a questão é que ele nunca diminui os faróis altos à noite... eles ficam no farol alto o tempo todo, e ele mascara os carros que vêm na direção oposta com uma pequena mancha de escuridão para não cegá-los... é muito louco!

#5 ·
Eu acho que alguns dos sistemas oferecem mais do que isso, usando a câmera para ver onde o carro que se aproxima está e, em seguida, apagando apenas essa parte do padrão do farol alto.
A matriz na UE faz isso, ela corta uma forma de U em movimento. Nos EUA, o meu usa a câmera para detectar carros que se aproximam, e quando ele muda para faróis baixos é muito semelhante, a principal diferença é que ele corta um pouco mais longe na esquerda, e mantém um farol alto na minha faixa que se move em torno de cantos como na UE. É isso que quero dizer com o meu já ser muito mais do que "agir como faróis de LED padrão", já que nunca vi nenhum LED normal se mover em torno de cantos como este e cortar apenas uma parte móvel do feixe como o meu já faz.

#4 · (Edited)
Aqui estão dois vídeos que são bons exemplos de como funciona com a função ativada nas luzes ECE semelhantes para a Europa. Estou seriamente considerando comprá-lo para dirigir neste inverno. Idealmente, eu queria encontrar uma maneira de ativar sozinho, mas parece que requer uma atualização do conjunto de dados que está além da minha compreensão ou paciência.

• Like
Reactions: Soby
#9 ·
A matriz na UE faz isso, ela corta um formato de U em movimento. Nos EUA, o meu também usa a câmera, e quando ele muda para baixo é muito semelhante, a principal diferença é que ele corta um pouco mais longe na esquerda, e mantém um farol alto na minha faixa que se move pelas curvas como na UE. É isso que quero dizer com o meu já ser muito mais do que "agir como faróis de LED padrão", já que nunca vi nenhum LED normal se mover pelas curvas assim.
Ele realmente não mantém o farol alto na sua faixa... a coisa que se move de um lado para o outro é apenas a rotação do farol. Você pode encontrar
Sim, e o meu ponto é que os meus também são muito selvagens e incríveis, pois quando ele escurece automaticamente, ele já mantém um farol alto na minha faixa onde importa, usando a câmera, e o move para mascarar o que vem na direção oposta. O meu, quando no modo automático, parece quase o mesmo que os 2 vídeos acima, com menos luz à esquerda de um carro que vem na direção oposta. E eu o uso com frequência, pois moro no campo com estradas sinuosas, onde o principal perigo são veados saltando de trás de uma curva.
O que ele não faz, e eu gostaria que fizesse, é manter o padrão completo do farol alto nas bordas da estrada, onde os veados podem estar por perto, se preparando para pular na sua frente... o mesmo recurso existe no meu Polestar e também há uma maneira de ativá-lo (aparentemente apenas $395). Eu não dirijo muito à noite, mas seria legal...

• Like
Reactions: Enzeder
#12 ·
Esta parte do vídeo de Bjorn mostra os estados de ligado e desligado das luzes de matriz do ID.4 muito bem, de um ponto de vista geral de propagação, sem carros envolvidos.

Felizmente, ainda obtemos os benefícios da largura do feixe, mesmo sem que os elementos do segmento do farol alto sejam controlados de forma independente.

#14 ·
$599 é uma loucura. Eu pagaria $300 por isso.
Eu me pergunto se o vendedor negociaria o preço 🤔
Minha família tem 2 ID.4, então se eles fizessem dois pelo preço de um, seria ótimo.
Embora seja um pouco caro, já desperdicei dinheiro com coisas muito piores... então provavelmente vou acabar desperdiçando dinheiro com isso também 😅

#16 ·
Isso é propaganda enganosa quando eles dizem que meus faróis estão agindo como LED padrão. Os meus são muito melhores, eles contornam as curvas mantendo o feixe por muito mais tempo na minha faixa com um corte móvel para carros que se aproximam. Então eu já tenho esse recurso principal e incrível da matriz. A diferença que eu vi assistindo a vídeos de carros com matriz total é que ela mantém um feixe mais longo no lado esquerdo do corte quando você se depara com outro carro. Esse é um recurso menor que eu não estou disposto a pagar US$ 599.
Um corte móvel para carros que se aproximam soa como o pacote completo de faróis de matriz. Talvez seu carro tenha escapado da Alemanha com a codificação de farol errada (melhor). O que você está descrevendo NÃO é a experiência que tenho com meu ID.4. Não notei que a borda superior de nenhum dos padrões (farol alto ou baixo) muda com a aproximação de carros que se aproximam. Meus faróis agem como os do nosso Passat, que tem LEDs direcionáveis.

Lembra um pouco os Citroen DS dos anos 60 dos amigos do meu pai que tinham faróis direcionáveis. Supostamente, esta foi outra inovação que foi banida do mercado americano devido à incapacidade das marcas domésticas de competir.

<snip>
*nota em vídeos que vi com nevoeiro, o desempenho parece pior, desligando as seções muito tarde
Para ser justo, usar faróis altos em condições de neblina não parece sensato.

Aqui está o teste IIHS dos faróis do ID.4.

Por IIHS (para Pro S):
Faróis altos
Na reta, a visibilidade foi inadequada em ambos os lados da estrada. Nas curvas, a visibilidade foi boa na curva gradual à esquerda e razoável na curva acentuada à esquerda e em ambas as curvas à direita.
Realmente não é um endosso estrondoso.

$599 é uma loucura. Eu pagaria $300 por isso.
Para piorar a situação, é necessária uma interface VAS. Gratuito para alugar, mas outros US$ 300 para comprar (veja o problema de reativação abaixo).
Sim, por US$ 300 eu pularia. Mas US$ 600 + interface = relutância/hesitação.

O preço desse tipo de coisa vai ser interessante. A principal coisa é que, se você conseguiu da VW, presumivelmente será suportado no futuro, enquanto se você fizer sozinho ou conseguir de alguma empresa pequena, não há garantia de que funcionará após algumas atualizações OTA.
Isso é do site deles:
Reativação - No caso de uma concessionária apagar a(s) ativação(ões) durante um serviço ou reparo, a reativação gratuita está disponível enquanto o cliente for o proprietário do veículo.
MAS, você precisa da interface VAS para reativar.

#17 ·
Um recorte móvel para carros que se aproximam soa como o pacote completo de faróis de matriz.
Estou dizendo que a diferença não é tão grande em relação à matriz completa da UE. Meu padrão de recorte móvel é tudo para a esquerda (não um entalhe em U como na UE) e mantém a luz forte na minha faixa. Não tão brilhante quanto os faróis altos, mas muito mais brilhante no farol baixo do que qualquer carro que eu já tive. Com os faróis que se aproximam, quando ele escurece automaticamente, a diferença a 400' de distância na minha faixa é difícil de notar. Dos testes IIHS vinculados, o farol baixo é 104m e o alto é 124m, ambas distâncias excelentes.

#25 ·
Não, mas eu gostaria, tudo o que temos nos EUA são os vídeos. Talvez um dia um youtuber ou alguém aqui meça e compare. O que estou apontando é que a VW projetou o padrão do farol baixo tão bem que é quase tão longe quanto o alto. Provavelmente devido à curva adaptativa, eles podem fazer isso. E o que vejo no meu parece quase o mesmo que os vídeos da UE em termos de distância e da maneira como ele corta para o carro que se aproxima e o move.
Os vídeos são de uso limitado. Eles são bons para mostrar a funcionalidade, mas ruins para mostrar medições absolutas.

Se você está satisfeito com os faróis baixos, isso é ótimo. Talvez eu esteja sendo vítima da propaganda, mas o que me intriga nos faróis de matriz é a capacidade de deixar os faróis altos acesos mesmo com outros carros por perto - tanto na minha faixa quanto nas faixas opostas. Observe que as medições do IIHS são feitas a 10" em terreno plano, e estou menos preocupado com um esquilo ou um guaxinim do que com um veado - e se houver um veado na minha frente, quero ver mais do que seus tornozelos.

Pesquisa da AAA descobriu que os faróis adaptativos (também conhecidos como Matrix) podem "aumentar a iluminação da estrada em até 86% em comparação com os EUA" E também que "dois terços dos americanos (64%) disseram que não usam regularmente seus faróis altos à noite". Admito que ainda não li todo o artigo.

Dito isso, não estou preparado para gastar US$ 900 (atualização + interface VAS).

Vou esperar até que a VW o ative com um OTA. :ROFLMAO:
Isso seria um ótimo epitáfio...

#26 ·
Vocês são todos loucos por não acharem que isso vale 600 dólares. E são 600 dólares mesmo que você não tenha a interface, porque eles alugam para você de graça por 15 dias, desde que você a devolva quando terminar. Eles alugarão novamente para você de graça para reativá-la, caso seja desativada por qualquer motivo.

#27 ·
Vocês são todos loucos por não acharem que isso vale $600. E vale $600 mesmo que você não tenha a interface, porque eles alugam para você de graça por 15 dias, desde que você a envie de volta quando terminar. Eles alugarão novamente para você de graça para reativar se for desativado por qualquer motivo.
Eu sei que vale a pena, mas quero pagar por isso se a VW vai implementá-lo em alguns meses ou um ou dois anos?

#30 ·
A VW provavelmente não o implementará devido às diferenças entre os regulamentos de faróis dos EUA e da Europa.
Eu acredito que eles já anunciaram que os regulamentos dos EUA exigem hardware diferente e que eles não poderão ativar este recurso em nenhum veículo existente na América do Norte.

• Like
Reactions: Dougie01
#31 ·
Só a Rivian o fez, e apenas em carros com o hardware mais recente que saiu este ano… (MY25 e mais recentes)

• Like
Reactions: Dougie01
#35 ·
Alguém sabe exatamente como isso funciona? O código é retirado do servidor deles ou é fornecido a você por meio de um anexo, onde você pode usar o dongle para programar seu carro via telefone?
Sim. Você recebe um dongle VAS6154A que precisa ser conectado a um laptop Windows/Mac com acesso à Internet que você fornece. A programação com ODIS é então controlada por meio de uma sessão remota pelo técnico/provedor de serviços por meio do laptop.

#36 ·
Então, isso é como um técnico VW licenciado de verdade fazendo login e fazendo a alteração? Eu me pergunto se o OBdeleven será capaz de fazer isso?

#37 ·
Então, isso é como um técnico VW licenciado de verdade fazendo login e fazendo a mudança? Eu me pergunto se o OBdeleven será capaz de fazer isso?
Entendemos que o módulo de iluminação do ID.4 dos EUA precisa ser reprogramado para que as luzes de matriz funcionem. Obeleven pode alterar as configurações de configuração, mas não pode carregar novo código para os módulos.

#39 ·
Eu paguei para ativar as luzes de matriz na minha 1st Edition. Tenho-as há algumas semanas e devo dizer que adoro como elas têm funcionado. O desempenho é tão bom quanto eu esperava. Não me arrependo do dinheiro gasto, mas também pretendo (espero) ter meu carro por mais alguns anos.
Um vídeo seria muito apreciado!

#44 · (Edited)
Desculpe o atraso. Dia de trabalho agitado.

Comprei minha atualização através da NPG Technology. @JET nos indicou a eles a partir desta postagem no Facebook. A postagem mencionava um desconto promocional. O custo da promoção foi de $400, mas também economizei $20 (5% usando o cartão Freedom com Paypal), então meu total foi de $380. De alguma forma, conseguir isso por menos de $400 foi melhor :), mas ao contemplar a compra, ainda me perguntava se eu era louco por pagar tanto. No final, estou feliz e definitivamente sinto que valeu a pena.

A maior parte da comunicação para agendar o serviço foi via Whatsapp após o contato inicial. Foi uma transação muito fácil. A programação levou no máximo 20 minutos. A NPG não exige que você alugue um dongle. Eles enviam para você e depois enviam uma etiqueta de envio para devolução. No geral, foi uma ótima experiência. A NPG também diz que reprogramará gratuitamente se a programação do seu carro for redefinida por OTA, concessionária ou substituição do módulo. Sempre há risco, mas é o que eles dizem.

Quanto ao desempenho, acho que é mais simples dizer que são faróis altos constantes (após atingir 30 mph), com exceção dos locais específicos onde existem carros ao seu redor (em ambas as direções). É realmente incrível. Nunca recebi um único farol.

#45 ·
No que diz respeito ao desempenho, acho que é mais simples dizer que é farol alto constante (após atingir 30 mph), com exceção dos locais específicos onde há carros ao seu redor (em ambas as direções). É realmente incrível. Nunca recebi um único flash de um carro.
Para confirmar, nenhuma alteração no comportamento do farol baixo em áreas urbanas ou com variação de velocidade? Entendi que os carros da UE tinham algumas outras funções de farol baixo e estava curioso para saber se elas também seriam afetadas quando uma atualização fosse feita para ativar a função de matriz dos faróis altos.

#47 · (Edited)
@corfam, obrigado pela informação! Seu custo é significativamente menor do que com a empresa que contatei! Terei que fazer mais algumas pesquisas e ver o que faz sentido. De qualquer forma, assisti a tantos vídeos no YouTube e li avaliações! Parece que os faróis Matrix são praticamente inúteis em áreas com luz ambiente decente. Por isso, não tenho certeza se vou gastar o dinheiro para ativá-los, já que 99% dos meus trajetos são em áreas bem iluminadas.

#53 ·
Estou em processo de ativar isso através do NPT para o meu 2021 Pro S AWD. Esperando o cabo chegar, mas já tenho o software pronto para usar. Pelo preço atual de $400, é um valor sólido. Eu moro bem em cima do que pode ser considerado rural e suburbano, então há estradas escuras suficientes por aqui que o tornam valioso.
Por favor, deixe-nos saber o que você pensa após a instalação.

#55 ·
Eu adoraria fazer isso, mas, tendo tendências paranoicas, preocupo-me que as alterações necessárias possam interferir numa atualização futura. Houve pessoas suficientes relatando veículos danificados após uma atualização, então estou hesitante. Alguém tem alguma ideia do porquê de isso não ser um problema?

#56 ·
Eu adoraria fazer isso, mas, tendo tendências paranóicas, preocupo-me que as alterações necessárias possam estragar uma atualização futura. Houve pessoas suficientes relatando veículos mortos após uma atualização para que eu hesite. Alguém tem alguma ideia do porquê de isso não ser um problema?
Isso provavelmente não afetaria um veículo morto causado por uma atualização OTA. Isso usa o ODIS para piscar arquivos europeus em certos módulos, algo que não pode ser feito com o OBDEleven. Meu palpite é que um veículo morto apenas terá tudo re-flashado (porque eles não sabem o que foi corrompido durante o OTA) e eles não notarão nada. O dongle é o VAS6154A e o software é apenas uma maneira de compartilhar o dispositivo USB pela internet (pense no TeamViewer, mas apenas para dispositivos). Sam fez tudo em seu computador remotamente.

Sam me disse: Depois que pisarmos os arquivos em seu carro, você pode levá-lo ao revendedor sem nenhum problema. Eles não notarão nenhuma alteração e não se importarão nem um pouco. Mesmo que eles atualizem a unidade de assistência ao motorista no futuro, o que normalmente acontece a cada dois anos, podemos piscar a ativação do farol Matrix de volta para você gratuitamente.

Mas, claro, há risco com tudo e você precisa pesar os prós e os contras. Eu pessoalmente sinto que ter o código europeu pode ajudar a reduzir as chances de uma falha na atualização OTA, já que 3.7 está sendo lançado na Europa primeiro. Eles não têm o código dos EUA em nenhum veículo de produção lá, então, se houver um bug intermitente entre o OTA e o código dos EUA, seus veículos de teste podem não detectá-lo e seríamos os testadores beta do OTA.

#62 ·
Finalmente recebi o cabo e conectei com o NGP para fazer a instalação do meu carro em 27/11. O processo foi bastante indolor.

Eu testei algumas vezes desde então e é incrível. Você nem precisa mais ativar os faróis altos automáticos. Ele está sempre ligado por padrão, mas só liga quando você precisa da luz. Em uma estrada com luzes de rua decentes, ele nunca liga, mas, nas estradas realmente escuras, ele funciona sem esforço, mantendo as áreas escuras na sua frente iluminadas, ignorando as áreas que têm pessoas, carros ou outras fontes de luz. Notei que ele não ativa até cerca de ~30 km/h, então, quando você chega a velocidades mais baixas ou para, os faróis altos desligam completamente.

No geral, classificação 10/10. Faria com prazer novamente. Estou me perguntando se algum dia precisarei fazer uma reprogramação gratuita se houver uma atualização de software, mas, dada a raridade delas para um modelo de 2021, não estou muito preocupado.

#64 ·
Acabei de contactar a NPG Technologies e encomendei o dongle e a programação para o meu ID.Buzz 1st. É o primeiro deles e vou analisar o processo aqui e nas páginas FB necessárias (incluindo a página VW ID.Buzz Owners - Florida). Obrigado a todos que postaram informações e suas experiências.

#65 ·
Interessante, eles nem sequer listam a VW em seu site como suportada. Muito legal que você conseguiu fazer funcionar! 😎