Volkswagen ID Forum banner

Eu tenho botões reais no volante :)

2 reading
7.9K views 61 replies 25 participants last post by  waldo22  
#1 · (Edited)
Image

A partir de hoje, meu '23 Pro S ID.4 tem um volante de couro de verdade (de um ID.4 First Edition) e botões de pressão reais de um VW Atlas!

Eles até funcionam!

Não exigiu nenhuma codificação, mas exigiu um bus sleep para fazer os botões ACC/Travel Assist funcionarem.

Isso é o que funciona:
  • Controle de volume à esquerda
  • Controle de cruzeiro ligado/desligado (canto superior direito do lado esquerdo)
  • Travel Assist/ACC (canto inferior direito do lado esquerdo)
  • RES/SET e distância de acompanhamento para ACC/Travel Assist
  • Controle de voz para IDa e Siri/Google Assistant
  • Botões "menu" esquerdo/direito para o painel de instrumentos
    • em ambos os lados do botão "OK" do lado direito
    • servem a mesma função que "< view >" no volante capacitivo atual
    • alterna entre a visualização do controle de cruzeiro/velocímetro/computador de bordo no painel de instrumentos
  • Botão OK no centro do lado direito
    • alterna o computador de bordo entre as estatísticas "desde o início/desde o carregamento/todo o tempo"
  • Botão de volante aquecido!!!
    • alterna entre os três níveis de aquecimento e desligado
  • Setas para cima/para baixo no lado direito do volante
    • avança/retrocede pelas faixas de áudio e estações de rádio
    • o mesmo que o volante antigo, infelizmente
O que não funciona:
  • ">View" botão no canto inferior esquerdo do lado direito
    • meio que como o botão "modo" em nossa configuração atual, isso não parece fazer nada
  • botões de avanço de faixa |< >| na parte inferior do lado direito não funcionam
    • isso é decepcionante, mas as setas para cima/para baixo ainda servem a esse propósito
    • vamos analisar se isso pode ser alterado via programação, mas duvido
Caveat:
Consegui fazer com que o interruptor da buzina permanecesse ligado quando removi/reinstalei o airbag, então tenho que descobrir o que danifiquei quando fiz isso. Assim que descobrir, atualizarei isso para dizer às pessoas o que procurar.

Também postarei uma lista de peças em breve. É curta e não muito cara!

#2 ·
6 parafusos torx para fixar os botões na moldura prateada - WHT-011-131 $4 no total
moldura prateada para o volante "cromo metal líquido" - 2GJ-419-685-3DP $86
- de Atlas, Atlas Cross Sport, Tiguan e Taos
botões reais de Atlas / Cross Sport / Taos - 3G0-959-442-S-VJA $60 !!!
Ferramenta de remoção do airbag (ou uma chave de fenda de cabeça chata aquecida e dobrada)

Pode reutilizar a inserção da moldura preta da parte inferior da moldura do volante atual.

Existe uma versão mais barata da moldura para o '20-21 Atlas e Arteon que custa menos de $60, mas parece estar fora de estoque indefinidamente:
2GM-419-685-B-3DP Gastei os $25 extras para pegar o outro, e tenho 95% de certeza de que este vai servir, já que ambos estão listados para o '21 Atlas

#4 ·
Bom trabalho, Wes!
Obrigado! É incrível que os acabamentos e botões de um carro completamente diferente se encaixem perfeitamente em nossos volantes ID.

A outra coisa maluca é que, se você for aos sites de peças e pesquisar o número da peça dos botões 3G0-959-442 (sem o S-VJA no final), você obterá muitas peças diferentes que são essencialmente a mesma coisa, algumas com o botão de volante aquecido, outras sem, etc.

A maioria está na faixa de US$ 120 a US$ 250, mas um conjunto custa mais de US$ 400 e, pelo que posso dizer, não há muita diferença.

Um dos outros conjuntos de botões que encomendei foi 3G0-959-442-AF-VJA, e ele parece idêntico ao S-VJA, ambos fabricados na Romênia, etc.

A única diferença parece ser que ele custa o dobro do preço. 🤷

#13 · (Edited)
OP diz que já funciona.
Sim, o botão do volante aquecido funciona e vai de desligado->nível 3->nível 2->nível 1->desligado. Infelizmente, ele não exibe nada na tela indicando isso, então, a menos que você esteja em "clima" no menu "clima clássico", você tem que esperar que ele aqueça. Mas se você estiver nesse menu, pode vê-lo alternar, o que é bastante satisfatório :)

Em qualquer caso, se alguém fizesse isso em um kit, haveria milhares de clientes em potencial, especialmente entre a comunidade de influenciadores, que listaram os botões hápticos do volante como uma das razões mais importantes para não comprar um carro ID. Milhares e milhares. :rolleyes:
Farei isso em um kit que inclui a moldura, os botões e uma ferramenta de liberação do airbag. Acho que você está sendo sarcástico @Dougie01 sobre os milhares e milhares de compradores, certo? Você está implicando que essas pessoas fazem muito barulho, mas na verdade não colocam o dinheiro onde falam? Essa tem sido minha experiência com esse tipo de coisa no passado, então posso começar com 10 kits e ver quem os compra.

Eu acho que apenas as atribuições dos botões esquerdo/direito para a faixa seriam necessárias…
As setas para cima/para baixo no lado direito servem a essa função, assim como em nossos controles "touch" atuais. Jan e eu vamos fuçar na codificação e ver se conseguimos descobrir como habilitar os botões da faixa para fazer o mesmo, pois é uma interface mais agradável, mas funciona, e eu não mudei de faixa por acidente uma vez desde este fim de semana! Eu estava fazendo isso diariamente com meus botões capacitivos.

Quão habilidoso como um DIYer você precisa ser para fazer isso?
Não muito habilidoso. Você precisa ser paciente para remover a moldura do seu volante atual sem quebrá-lo (se você quiser revendê-lo; se você for jogá-lo fora, acho que pode ser rude). Você só precisa levantá-lo lentamente, mas com firmeza, de todos os lados. Jan e eu faremos um vídeo sobre isso.

#14 ·
Sim, o botão do volante aquecido funciona e vai de desligado->nível 3->nível 2->nível 1->desligado. Infelizmente, não exibe nada na tela indicando isso, então, a menos que você esteja em "clima" no menu "clima clássico", você tem que esperar que ele aqueça. Mas se você estiver nesse menu, pode vê-lo alternar, o que é muito satisfatório :)

Farei isso em um kit que inclui a moldura, os botões e uma ferramenta de liberação do airbag. Acho que você está sendo sarcástico @Dougie01 sobre os milhares e milhares de compradores, correto? Você está implicando que essas pessoas fazem muito barulho, mas na verdade não colocam seu dinheiro onde estão suas bocas? Essa tem sido minha experiência com esse tipo de coisa no passado, então posso começar com 10 kits e ver quem os compra.

As setas para cima/para baixo no lado direito servem a essa função, assim como em nossos controles "touch" atuais. Jan e eu vamos fuçar no código e ver se conseguimos descobrir como habilitar os botões de faixa para fazer o mesmo, pois é uma interface mais agradável, mas funciona, e eu não mudei de faixa por acidente uma vez sequer desde este fim de semana! Eu estava fazendo isso diariamente com meus botões capacitivos.

Não muito habilidoso. Você precisa ser paciente para remover a moldura do volante atual sem quebrá-lo (se você quiser revendê-lo; se for jogá-lo fora, acho que pode ser rude). Você só precisa levantá-lo lentamente, mas firmemente, de todos os lados. Jan e eu faremos um vídeo sobre isso.
Não acho que dougie01 estava sendo sarcástico. Se isso fosse comercializado de forma que a maioria dos proprietários de ID soubesse disso fora dos poucos que frequentam este fórum, acho que venderia milhares.

Ansioso pelo vídeo.

#17 ·
Pergunto-me quantas pessoas instalaram a opção de faróis adaptáveis? Eu SEI que o meu concessionário vai ter um ataque por causa disso. Eles já criticam o meu dongle Carscanner: "muitos problemas são causados por essas coisas!!!" :rolleyes:

#35 ·
Pergunto-me quantas pessoas instalaram a opção de farol adaptativo? Eu SEI que o meu concessionário vai ter um ataque por causa disso. Eles já reclamam do meu dongle Carscanner: "Muitos problemas são causados por essas coisas!!!" :rolleyes:
Eu acho que o seu dongle é da sua conta……

#23 ·
Temos que olhar para o ID.4 em sua totalidade, e o que ele representava para a VW na época do lançamento.

A VW esperava que o ID.4 tivesse uma aura em torno dele. Ele tinha que se destacar de suas ofertas ICE, ao mesmo tempo em que era um substituto.

Tudo neste carro foi produto dessa mentalidade de marketing. Ele deve ter a aura de futurista, mas mais importante do que isso, controlar os custos!

O fato de os botões físicos caberem no volante apenas indica que eles não começaram do zero, eles confiaram no estoque de peças onde podiam, porque o volante não importava, mas os botões sim.

Desse ponto de vista, eles nunca teriam oferecido uma opção de botão físico, porque não se encaixava na estética ID, e capacitivo não era mais caro do que os botões físicos.

#30 ·
Temos que olhar para o ID.4 na sua totalidade, e o que ele era para a VW na época do lançamento.

A VW esperava que o ID.4 tivesse uma aura em torno dele. Tinha que se destacar das suas ofertas ICE, ao mesmo tempo que servia de substituto.

Tudo neste carro foi produto dessa mentalidade de marketing. Ele deve ter a aura de futurista, mas mais importante do que isso, controlar os custos!

O facto de os botões físicos caberem no volante apenas indica que eles não partiram do zero, confiaram na caixa de peças onde podiam, porque o volante não importava, mas os botões sim.

Desse ponto de vista, eles nunca teriam oferecido uma opção de botões físicos, porque não se encaixava na estética ID, e capacitivo não era mais caro do que os botões físicos.
Capacitivo é quase certamente MENOS caro do que botões físicos e é provavelmente por isso que a VW seguiu esse caminho.

#39 ·
A parte mais subestimada deste kit é o volume à esquerda.

Conte comigo para um kit em preto quando os problemas forem resolvidos e eu puder fazer isso com o meu VCDS, se necessário.

#43 ·
Como é que se consegue um kit? Ótimo trabalho!
Estamos a trabalhar nisso. Tenho peças encomendadas que devem chegar na próxima semana ou duas, mas entretanto estamos a tentar resolver alguns erros. Só comprei peças suficientes para @JohnnyForElectric e eu testarmos.

Devemos ter o suficiente para 15 kits, mas quem sabe se teremos interesse suficiente até nisso? Dêem-nos algumas semanas!