Volkswagen ID Forum banner

Causa raiz dos problemas de software conhecida?

2 reading
1.6K views 18 replies 6 participants last post by  Atlant  
#1 ·
Olá. Espero que isto encontre as pessoas bem. A VW alguma vez divulgou informações sobre a verdadeira causa raiz de todas as falhas de software e do sistema elétrico?

#4 ·
Sabemos os códigos OBD ou alguma coisa sobre como os problemas são rastreados? Ainda estou com alguns problemas após as atualizações e estou com muita dificuldade em defender-me com a minha concessionária.
A maioria dos problemas você tem que mostrar o problema ao consultor de serviço da concessionária. Se você descrever quais problemas está vendo, poderá obter alguma ajuda aqui sobre como mostrar isso à concessionária. Se eles viram o problema e não vão fazer nada, ligar para o atendimento ao cliente da VW geralmente ajuda.

#6 ·
Recentemente, a tela está ficando em branco
Isso pode ser causado por uma bateria fraca de 12v. A minha estragou aos 2 anos de idade duas vezes e causa uma variedade de coisas estranhas, incluindo uma tela em branco, sem dar nenhuma mensagem de baixa tensão de 12v, mesmo quando cai para 11,5v. O truque é testá-la sob carga enquanto está desconectada do carro.
os sensores de pressão dos pneus parecem estar hiperativos
Você redefiniu o TPMS em Veículo-Pneus? Você precisa fazer isso sempre que alterar a pressão em mais de alguns psi.
A propósito, alguém mais tem freios incrivelmente rangendo?
Os meus sempre foram completamente silenciosos, então eles devem ter mudado algo sobre eles. Ou meu clima seco semi-desértico evita o problema.

#7 ·
Isso pode ser causado por uma bateria fraca de 12v. A minha avariou duas vezes com 2 anos e causa uma variedade de coisas estranhas, incluindo um ecrã em branco, sem dar mensagens de baixa tensão de 12v, mesmo quando cai para 11,5v. O truque é testá-la sob carga enquanto desconectada do carro.

Você reiniciou o TPMS em Veículo-Pneus? Você precisa fazer isso sempre que alterar a pressão em mais de alguns psi.

As minhas sempre foram completamente silenciosas, então eles devem ter mudado algo nelas. Ou o meu clima seco de semi-deserto evita o problema.
Ugh. De volta. Nunca. Compre. Um. Carro. Em. Illinois. Nunca. Nós teríamos nos qualificado para o programa de recompra da própria VW em muitos estados – mas a VW está se aproveitando de nossas leis de "lemon" (carros defeituosos) em Illinois. Honestamente, estou começando a pensar que isso é outro dieselgate („tainment gate?) e que o ODIS simplesmente não está mais registrando todos os erros elétricos/de software. Recentemente, tive janelas erradas, carregador preso, falha em me detectar no assento, superaquecimento da bateria… Capturei parte disso em vídeo e tenho timestamps, e eles não conseguem encontrar nada nos logs do ODIS.

#8 · (Edited)
Temos cerca de 16 visitas de serviço desde 23 de julho... relatamos a tela preta antes de ser formalmente reconhecida no recall.. ainda estamos tendo reinicializações do infotainment enquanto dirigimos e uma série de outras coisas. Pedimos à VW para compartilhar os logs do ODIS conosco e fomos informados de que são confidenciais - nunca compartilhados com os clientes. Que negócio obscuro.

Tenho uma teoria. Após muita observação... Acho que muitos dos problemas estão ligados a um processador defeituoso no sistema de infotainment ou associado a ele. E acho que a VW pode estar deliberadamente não registrando-os.

Duas concessionárias juraram por eras que não conseguem encontrar as mensagens de erro relacionadas aos problemas que relatamos - até mesmo as coisas originais 919A. Algo está muito suspeito e estou tão exausto com tudo isso.

#10 ·
Tenho uma teoria. Após muita observação… Acho que muitos dos problemas estão ligados a um processador defeituoso no sistema de infotainment ou associado a ele. E acho que a VW pode estar deliberadamente não registrando-os.
Por outro lado...

Vamos hipotetizar um processador travando. Talvez ele trave porque o processador falha, talvez ele trave porque a memória falha, não importa muito.

O processador acabou de travar. Ele pode registrar que travou e pode ser capaz de registrar a causa imediata do travamento se for algo óbvio como um erro de paridade de memória/erro ECC não corrigível ou uma violação de proteção de memória, mas isso não é nada parecido com o tipo de dados que você espera (dizendo que algum subsistema do carro falhou). Suponho que o processador possa gravar um despejo completo de memória e que alguém/algo em algum lugar possa analisá-lo, mas é um carro, não uma bolsa de valores e ninguém investirá o tempo, esforço e dinheiro para fazer isso para cada falha de computador.

Eu acho que concordo que todos os seus problemas podem apontar para hardware de computador ruim, mas se for esse o caso, por favor, não espere logs detalhados de por que, por exemplo, o detector de ocupação do assento parou de funcionar.

#12 ·
O primeiro acessório que eu adicionaria a um BEV que usa uma LVB de chumbo-ácido, especialmente uma que apresenta anomalias, é um monitor de bateria de 12V, e eu pagaria um pouco mais pelo BM300-Pro pelo seu Bluetooth 5.3.

Eu pessoalmente também carregaria um pacote de partida grande o suficiente para ser um Bom Samaritano para a maioria dos veículos ICE, como o NOCO GBX45 que carrego hoje. Mantenha-o onde você possa alcançá-lo no compartimento do passageiro, pois a porta traseira pode não abrir com uma LVB descarregada. Saiba como entrar no carro com a chave física.

Eu substituo preventivamente as baterias ICE a cada cinco anos. Se eu estivesse alugando um BEV, eu tentaria que ele fosse substituído gratuitamente sob garantia, garantindo que o departamento de serviço o teste sob carga, desconectado do veículo. Se eu o possuísse, eu faria o mesmo ou se achasse crítico, eu simplesmente o substituiria por uma AGM ou substituiria preventivamente uma bateria mais barata a cada 2-3 anos. Seu consumo de combustível pode variar.

#14 ·
O primeiro acessório que eu adicionaria a um BEV que usa uma LVB de chumbo-ácido, especialmente uma que está apresentando anomalias, é um monitor de bateria de 12V, e eu pagaria um pouco a mais pelo BM300-Pro pelo seu Bluetooth 5.3.

Eu pessoalmente também carregaria um pacote de partida grande o suficiente para ser um Bom Samaritano para a maioria dos veículos ICE, como o NOCO GBX45 que carrego hoje. Mantenha-o onde você possa alcançá-lo no compartimento do passageiro, pois a porta traseira pode não abrir com uma LVB descarregada. Saiba como entrar no carro com a chave física.

Eu substituo preventivamente as baterias ICE a cada cinco anos. Se eu estivesse alugando um BEV, eu tentaria fazê-lo substituir gratuitamente sob garantia, garantindo que o departamento de serviço o teste de carga desconectado do veículo. Se eu o possuísse, eu poderia fazer o mesmo ou se eu achasse crítico, eu poderia apenas substituí-lo por uma AGM ou substituir preventivamente uma bateria mais barata a cada 2-3 anos. YMMV.
Dicas úteis! Obrigado!

#17 · (Edited)
Obrigado por compartilhar – isso realmente me ilustra o quão falantes esses sistemas podem ser. Pedi ao GPT para me dizer se algum deles parecia sério / precisava de atenção, e é assim que parece:
  • A maioria dos códigos são conversas do Gateway CAN (módulos perdendo contato brevemente, muitas vezes devido a pequenas quedas de tensão de 12V).
  • O módulo SOS/eCall mostra uma falha contínua e de alta frequência – um ponto fraco conhecido do ID.4.
  • A unidade de controle de fornecimento a bordo tem alguns erros confirmados, geralmente ligados à estabilidade de 12V.
  • O carregador de alta tensão registrou um soluço confirmado, que vale a pena observar se surgirem problemas de carregamento.
  • A falha genérica do "motor" (P0798) é apenas um artefato de tradução incorreta em EVs.
  • As entradas do odômetro de 1.048.574 km são um bug de diagnóstico, não a quilometragem real.

O GPT queria que eu tivesse certeza de não alarmá-lo / afirmar que estes são preditivos de falha, mas a varredura destaca o quão sensível a plataforma é à saúde de 12V e com que frequência o módulo eCall aparece como um ponto fraco.

Isso corresponde ao que você esperava/interpretava da varredura?

#18 · (Edited)
Isso corresponde ao que você esperava/interpretava do scan?
Sim. Concordo especialmente que a estabilidade de 12V é um grande problema que causa muitos/a maioria dos erros que vemos. Tenho um monitor Bluetooth na minha bateria de 12V registrando a tensão o tempo todo e documentei em tópicos aqui o grande número de problemas que ele causa quando cai para 11,5V antes de acordar e recarregá-la. Principalmente quando está frio <10F. Ele é maltratado e se o seu tiver mais de 2 anos, suspeito que esteja causando seus problemas de tela em branco como mencionei no post nº 6 aqui.